Pular para o conteúdo principal

2017, início das atividades do PIBID das escolas parceiras

2017,  início das atividades do PIBID das escolas parceiras

E.M. Marconi, o trabalho iniciado em março com as turmas de 1º Ciclo na escola foi marcado com apresentação de uma peça teatral 
"A visita de Aninha" apresentado pelos bolsistas do programa.
Para manter a atenção da turma em suas explicações o grupo utilizou o teatro como ferramenta pedagógica para apresentar o Subprojeto: “Educação Ambiental Urbana - Segurança Alimentar”.




 O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante", argumenta Ingrid Dormien Koudela, consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área.

 "A escola não precisa de um espaço com poltronas confortáveis ou ricos figurinos para montar uma peça", avisa a atriz e orientadora pedagógica Beth Zalcman, da Escola Eliezer Steinbarg-Max Nordau, do Rio de Janeiro. 



 "Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos", avalia Maria Lúcia Puppo, professora de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP). E são muitas as habilidades desenvolvidas com essa prática.

As bolsistas preparam para os alunos as capas de caderno para registrarem um " Dicionário de receitas saudáveis" melhor dizendo, alimentos e respectivas receitas culinárias em ordem alfabética que serão registrada as atividades desenvolvidas durante o ano de 2017.








Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação saudável: 2º ciclo joga bingo de frutas e ganha aprendizado como prêmio

Alimentação saudável: 2º ciclo joga bingo e ganha frutas e aprendizado como prêmio
Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente.  Cada alimento traz em si elementos que são importantes para o crescimento do corpo bem como para a manutenção da saúde, pois são fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas etc.



Pensando nisso as bolsistas do PIBID , decidiram realizar uma atividade que conscientizasse as crianças sobre a importância de comer frutas na E.M. Maria de Rezende Costa.





 Logo depois, fomos jogar o bingo”.  Como prêmio cada criança poderia escolher uma fruta, dessa maneira puderam conhecer os efeitos benéficos das frutas e foram estimuladas sobre a importância de se ter o hábito de comê-las. Foi uma aula divertida, estimuladora e gostosa, todos adoraram e a professora garante: “Vamos repetir outras vezes!”.


 Segundo a professora, estimulando as crianças é possível imaginar um futuro mais…

3º Seminário PIBID/UEMG

3º Seminário PIBID/UEMG : Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em diversas áreas do Conhecimento
Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, na Escola indical 7 de outubro, em Belo Horizonte,  o 3º seminário PIBID/UEMG interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento.



O Seminário promoveu o encontro dos seus 12 Subprojetos:Artes Plásticas/ Guignard/Belo Horizonte; Ates visuais/Design/Belo horizonte; Ciências Sociais/ Barbacena;Ciências Biológicas/Ubá; Geografia/Frutal; Interdisciplinar/Belo Horizonte;Música/Belo Horizonte;Pedagogia/Barbacena; Pedagogia/Leopoldina;Pedagogia/Poços de Caldas;Pedagogia/FaE/Belo Horizonte;Química/Ubá.




O seminário favoreceu diálogos e socialização entre os integrantes dos Subprojetos: alunos das licenciaturas, supervisores - professores da Educação Básica e os coordenadores de área - professores das graduações, de forma que às interfaces de seus saberes mostraram a formação docente nas diversas áreas do conhecimento…

Alunos da E.M.Marconi vão ao Be Green

Os alunos da E.M. Marconi visitaram  ao Be Green A ideia da fazenda urbana é justamente cultivar produtos orgânicos o mais perto possível do consumidor. Por exemplo, ao lado de um shopping center.
As hortaliças da Be Green não têm agrotóxicos e são vendidas a 5 reais a unidade. É isso mesmo que eles estão fazendo, ao ocupar uma área externa do Boulevard Shopping com uma estufa de 1 500 m² com capacidade para produzir 40 mil pés de alface baby, e algumas ervas, por mês. Tudo orgânico, sem agrotóxicos.


Nesse passeio, os alunos tiveram oportunidade de cultivar novas experiências e ficara pertinho de uma vida mais sustentável. 

“Hoje, a cadeia de é ilógica. O alimento viaja 150 quilômetros até chegar ao seu prato. Isso aumenta o custo, o desperdício e não remunera bem o produtor”



“Quando as pessoas vêm para a cidade, perdem a conexão com a comida. O leite vem da caixinha. É bom mostrar para a criança que alface não vem da geladeira”
A visita guiada às estufas permitiu-nos conhecer na íntegra …