Pular para o conteúdo principal

Mostra Cultural na E.M. Maria de Rezende Costa


Mostra Cultural na E.M. Maria de Rezende Costa




Na manhã do dia 23 de setembro, foi especial para os aprendizes do Ensino Fundamental, vespertino, matutino e noturno com a Educação de Jovens e Adultos da E.M. Maria de Rezende. Os alunos mostraram seus trabalhos em uma exposição bem criativa destinada aos pais e toda comunidade escolar . 
A ação educativa faz parte do calendário escolar e o PIBID  faz parte das atividades da Mostra Cultural.






A atividade contou com planejamento e preparação das atividades em sala 

Cada turma apresentou em sala de aula seus trabalhos em estandes,que foi visitado pelos pais e seus colegas.





Animados,eles explicavam fotografias, jogos, maquetes, cartazes com reeleitura de artistas como Tarcila do Amaral e de livros de literaturas como: Bonequinha Preta, Bailarina, Que cor é a sua cor...  objetos e vídeos que deram significado a tribos indígenas. 




Teve também comidas típicas , contação de histórias, apresentações artísticas como coral, danças e teatro para os que estavam presentes.








 As bolsistas tiveram oportunidade de apresentar no dia 13 de setembro, no II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS o trabalho que vem sendo desenvolvido   na E.M. Maria de Rezende Costa com o tema: PIBID - O Projeto que agrega qualidade à formação docente.





Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação saudável: 2º ciclo joga bingo de frutas e ganha aprendizado como prêmio

Alimentação saudável: 2º ciclo joga bingo e ganha frutas e aprendizado como prêmio
Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente.  Cada alimento traz em si elementos que são importantes para o crescimento do corpo bem como para a manutenção da saúde, pois são fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas etc.



Pensando nisso as bolsistas do PIBID , decidiram realizar uma atividade que conscientizasse as crianças sobre a importância de comer frutas na E.M. Maria de Rezende Costa.





 Logo depois, fomos jogar o bingo”.  Como prêmio cada criança poderia escolher uma fruta, dessa maneira puderam conhecer os efeitos benéficos das frutas e foram estimuladas sobre a importância de se ter o hábito de comê-las. Foi uma aula divertida, estimuladora e gostosa, todos adoraram e a professora garante: “Vamos repetir outras vezes!”.


 Segundo a professora, estimulando as crianças é possível imaginar um futuro mais…

3º Seminário PIBID/UEMG

3º Seminário PIBID/UEMG : Interfaces dos Saberes na Formação de Professores em diversas áreas do Conhecimento
Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, na Escola indical 7 de outubro, em Belo Horizonte,  o 3º seminário PIBID/UEMG interfaces dos Saberes na Formação de Professores em Diversas Áreas do Conhecimento.



O Seminário promoveu o encontro dos seus 12 Subprojetos:Artes Plásticas/ Guignard/Belo Horizonte; Ates visuais/Design/Belo horizonte; Ciências Sociais/ Barbacena;Ciências Biológicas/Ubá; Geografia/Frutal; Interdisciplinar/Belo Horizonte;Música/Belo Horizonte;Pedagogia/Barbacena; Pedagogia/Leopoldina;Pedagogia/Poços de Caldas;Pedagogia/FaE/Belo Horizonte;Química/Ubá.




O seminário favoreceu diálogos e socialização entre os integrantes dos Subprojetos: alunos das licenciaturas, supervisores - professores da Educação Básica e os coordenadores de área - professores das graduações, de forma que às interfaces de seus saberes mostraram a formação docente nas diversas áreas do conhecimento…

Alunos da E.M.Marconi vão ao Be Green

Os alunos da E.M. Marconi visitaram  ao Be Green A ideia da fazenda urbana é justamente cultivar produtos orgânicos o mais perto possível do consumidor. Por exemplo, ao lado de um shopping center.
As hortaliças da Be Green não têm agrotóxicos e são vendidas a 5 reais a unidade. É isso mesmo que eles estão fazendo, ao ocupar uma área externa do Boulevard Shopping com uma estufa de 1 500 m² com capacidade para produzir 40 mil pés de alface baby, e algumas ervas, por mês. Tudo orgânico, sem agrotóxicos.


Nesse passeio, os alunos tiveram oportunidade de cultivar novas experiências e ficara pertinho de uma vida mais sustentável. 

“Hoje, a cadeia de é ilógica. O alimento viaja 150 quilômetros até chegar ao seu prato. Isso aumenta o custo, o desperdício e não remunera bem o produtor”



“Quando as pessoas vêm para a cidade, perdem a conexão com a comida. O leite vem da caixinha. É bom mostrar para a criança que alface não vem da geladeira”
A visita guiada às estufas permitiu-nos conhecer na íntegra …